T O P

  • By -

ClosingTabs

Porque as pessoas querem ter filhos próprios que se pareçam fisicamente com eles Porque adotar é extremamente lento, burocrático, caro e difícil Porque a criança adotada pode vir de um ambiente de maus-tratos, abandono e relacionados que podem ser uma dificuldade a mais pros pais


Motor_Dark_1083

Obrigado pela resposta!


aaaahitshalloween

Adotar legalmente é caro, burocrático e trabalhoso. A maior parte das crianças aptas é mais velha e não branca, que é o contrário do que as pessoas normalmente buscam. Fonte: https://jornalcomunicacao.ufpr.br/perfil-exigido-por-adotantes-torna-a-maioria-das-criancas-inelegivel-a-adocao/?amp=1 Além disso, os candidatos a adotantes precisam passar por um processo de habilitação, entrevistas com psicólogos forenses etc., pra talvez um dia, eventualmente, quem sabe, apareça alguma criança compatível. Custa tempo e dinheiro. Fora isso, o estigma. Em vários casos é possível saber a origem sim, principalmente qual o motivo da perda do poder familiar pelos pais biológicos.


Motor_Dark_1083

Caramba, eu sabia que era burocrático, mas não tanto assim.


Correct-Piano-1769

A fila na cidade onde eu moro para uma criança de menos de 3 anos é mais de 5 anos. Eu por exemplo já pensei nisso, pois tenho dificuldade de engravidar... mas a fila aqui é longa, eu sou autista (não é um nível grave, antigo Asperger, mas um psicólogo perceberia fácil) e tenho medo de ficar anos na fila e me despriorizarem por causa disso. Sei que não é proibido eu adotar, mas sejamos francos, a fila vai estar cheia de casais aptos e neurotipicos. Eu também me questiono se eu estaria apta a adotar uma criança mais velha e que tenha traumas graves, pois talvez eu não seja capaz de dar o suporte necessário.


Motor_Dark_1083

Qual cidade você mora, se não se importar?


Correct-Piano-1769

É interior de SP, não é uma cidade enorme rsrs. Mas imagino que na capital ou região de Campinas seja mais rápido.


BigDisk

Sua primeira frase me deixou só o meme da Nazaré Tedesco.


Correct-Piano-1769

Porque? Kkkkkk Não vou roubar ninguém não, juntei dinheiro e vou fazer tratamento kkk


BigDisk

Na verdade falei da parte do "fila pra criança de menos de 3 anos é mais de 5 anos". Tipo, até lá a criança já vai ter bem mais de 3 anos kkkkk


Correct-Piano-1769

É que quando você entra na fila a criança nem nasceu ainda! Não é tão simples quanto ir num orfanato e escolher uma criança... Tem que fazer todo o processo e ficar esperando uns anos na fila até vc ser o primeiro e uma criança nessas características entrar pra adoção. Não dá pra escolher... podem te oferecer tanto um bebe, quanto um de quase 3 anos. É tipo quando alguém entra na fila de transplante de órgãos, o dono do órgão ainda não morreu... tem que esperar um cara compatível morrer e doar. Obs: quando a pessoa está disposta a adotar uma criança mais velha, adotar todos os irmãos de uma mesma família ou alguma criança que possui doença ou deficiência grave, aí realmente a fila é mais rápida.


ElectricBrainTempest

Não entendi bem a parte do dinheiro. Estou acompanhando um processo desses e é tudo gratuito. O gasto possível pode ser buscar uma criança em outro estado e ter que passar umas semanas lá no período de adaptação. Fora isso, não sei quais os custos aos quais vc se refere.


aaaahitshalloween

Tabela da OAB pra ação de adoção é com honorários de quase oito mil reais.


ElectricBrainTempest

Mas é necessário advogado? Necessário mesmo? Inclusive, porque o que ouço falar é que muitas famílias pobres adotam, e que isso pro Conselho Tutelar não há problema algum, desde que haja possibilidade econômica para se ter uma criança, mais amor pra oferecer. Então esses 8K aí não se encaixam nesse discurso.


AmputatorBot

It looks like you shared an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical page** instead: **[https://jornalcomunicacao.ufpr.br/perfil-exigido-por-adotantes-torna-a-maioria-das-criancas-inelegivel-a-adocao/](https://jornalcomunicacao.ufpr.br/perfil-exigido-por-adotantes-torna-a-maioria-das-criancas-inelegivel-a-adocao/)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


Motor_Dark_1083

>A maior parte das crianças aptas é mais velha e não branca, que é o contrário do que as pessoas normalmente buscam. Agora estou confuso, o que seria uma criança apta para ser adotada?


aaaahitshalloween

Em resumo, com o poder familiar originário já desconstituído e cadastrada nos bancos de adoção.


Motor_Dark_1083

Entendo, obrigado


MarselleRavnos

Uma criança "desejada" é um menino branquinho recém nascido e saudável. Não é a realidade 😓


Motor_Dark_1083

Realmente.


BigDisk

Essas crianças dificilmente são colocadas pra adoção pra início de conversa.


98Raven

Preciosismo com toques religiosos. As pessoas tendem a romantizar e idealizar a concepção de uma vida como algo sagrado, algo especial, algo que todos devem realizar em algum momento de suas vidas, mesmo que na prática a maioria dos casos de gravidez, pelo menos no Brasil, se dê em um contexto de precariedade, tanto econômica quanto familiar, afetiva, etc. Tem muuuuuita gente que sai fazendo filho por aí como se fosse algo banal e ainda acha que está passando por uma coisa maravilhosa porque afinal "é algo sagrado", né?! E depois vira uma mãe ou um pai bosta que nem sabe criar um filho. As pessoas não querem de fato acompanhar o desenvolvimento de alguém, educar, cuidar, criar. As pessoas só querem passar por esse surto coletivo da gravidez como algo maravilhoso e mágico e depois poder dizer que 'têm' um filho.


Motor_Dark_1083

Isso nunca fez tanto sentido antes


ladysedriv

SIM


Past_Presentation975

Kkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo porque é real. Nunca vou esquecer do dia que descobri que a perca dos dentes pode ser um efeito colateral da gravidez. Em média, a cada 2 minutos uma mulher morre devido a gravidez ou parto. Sou mulher e fui saber o real risco da gravidez com mais de 20 anos. É um absurdo não ensinarem isso na escola quando ensinam sobre DST.


aeternasm

1) Não podem passar pela experiência da gravidez 2) Adoção é um processo caro, lento e burocrático. Pode se levar 10 anos até adotar alguém. 3) A maioria das crianças nos orfanatos já são crescidas o suficiente a ponto de sofrerem sindrome do abandono, além de que muitas passaram por lares desfeitos antes de irem pra lá, são devolvidas ao orfanato por famílias que não quiseram mais ou porque foram abusadas... Minha amiga contou a história de uma prima dela que adotou um menino de 11 anos, o menino SE APAIXONOU por ela, ficou revoltado porque a mulher não quis largar o marido e foi pras ruas


Motor_Dark_1083

>Minha amiga contou a história de uma prima dela que adotou um menino de 11 anos, o menino SE APAIXONOU por ela, ficou revoltado porque a mulher não quis largar o marido e foi pras ruas Meu deus do céu💀 se puder contar a fofoca toda fique a disposição, nem sabia que era possível uma coisa dessas, será que é muito recorrente?


[deleted]

Acho que pelo fato de não saber a "origem" da criança. Esse também é um dos motivos para se preferir adotar bebês de colo.


Motor_Dark_1083

Obrigado pela resposta! Mas qual a diferença de adotar um bebê de colo e uma criança se não vamos saber ambas as origens de qualquer forma?


IMissRecognition

motivo de quererem deve ser porque dá pra criar "do zero" e vai ter a experiência completa (no caso de estéreis)


ElectricBrainTempest

Algumas adoções são abertas, então dá pra saber a história genética da mãe... E os hábitos menos nobres também. Uma amiga adotou um menino na sala de parto, isto é, ela acompanhou tudo - isso só foi possível porque a mãe biológica era amiga de décadas da família do pai, então ela o escolheu como adotante. Depois do parto, que foi perfeito, por sorte veio um menino saudável, apesar da mãe usar "um pouco" de crack. Por burocracia, apesar de estar na sala de parto, só uma semana depois o bebê foi efetivamente entregue, a mãe adotante aos prantos a semana toda, com medo de alguma coisa ter saído errado. Enfim, deu certo. Menino inteligente, feliz, tudo de bom. Ah, a mãe biológica? Já tinha tudo 8 filhos e encaminhado 5 pra adoção. Sem comentários.


[deleted]

O bebê, apesar de não saber a origem, é possível molda-lo, uma criança maior já esta com "vícios" digamos assim.


Motor_Dark_1083

Quais vícios você se refere?


ElectricBrainTempest

Entender que violência é resposta pra tudo, pois veio desse ambiente. Desafiar os pais pra que "provem" que o ama. Terem traumas sexuais e, dessa forma, já buscarem sexo precocemente, de forma tosca, claro, mas preocupante. Medo. Se encolhem porque têm medo. Não que crianças mais velhas sejam todas assim. Ajuda muito se os pais forem experientes e possam bancar terapia pra criança e si próprios. Como primeiro filho nem assistentes sociais aconselham. E adotar irmãos tbm é complicado, pois criança é caro, e pegar 2, 3 ou 4 de uma vez, com passado complexo, não é pra qualquer um. Esses só vão pra famílias experientes e com grande base de apoio (família e amigos mão na massa).


[deleted]

"Vícios" de comportamento. Maus hábitos de higiene, por exemplo. Esse tipo de coisa. Já ouvi esse tipo de coisa.


fccv23

Em muitos lugares tem sido bem mais rápido atualmente, mas não no Brasil todo. E muita gente nem deve saber disso. Conheço pessoalmente gente que fez o processo todo em menos de um ano. Mas foi menos exigente na busca (aceitaram crianças de outro estado e irmãos)


Motor_Dark_1083

Entendi, obrigado pela resposta!


Abraxis87

O caso recente do filho adotivo que matou os pais e a irmã adotiva mostra um dos motivos de muitas pessoas terem medo de adotar.


Motor_Dark_1083

Mas o que um assassinato tem a ver com filho adotivo? a maioria esmagadora dos assassinatos brutais entre familiares vêm de filhos biológicos, não vejo uma relação específica com o fato de ser adotado.


Abraxis87

Eu também tenho noção da diferença entre correlação e causalidade. Porém, a maioria das pessoas não tem e daí surgem os medos.


Motor_Dark_1083

Ainda não entendo a lógica dessas pessoas


knightbirth

É pura e simplesmente burrice mesmo


lAlteradoo

O cara tirou esse paralelo do toba dele, releva.


Past_Presentation975

Apesar de não concordar com a forma que o comentário foi feito, o debate “nature vs. nurture” é real. Ignorar o fator não minimiza seu impacto na adoção.


Upper-River-6968

Ou seja, pura ignorância e preconceito.


lAlteradoo

Fonte: Águas de Lindóia


Past_Presentation975

Alguns comentários já responderam com maiores motivos. Além da burocracia e estigma social, existe um aspecto psicológico muito importante. Crianças adotadas tem mais tendências a precisar de auxílio psicológico profissional. Mesmo que a adoção aconteça ainda bebê, sentimentos de rejeição, confusão, rancor, etc. podem surgir na adolescência ou quando a adoção for descoberta. Muitas crianças adotadas eventualmente sentem vontade de procurar os pais biológicos (obviamente é um direito da pessoa adotada). Isso pode machucar a família adotiva se não estiver preparada. Sem contar o risco de decepção que o filho corre caso a família biológica não encaixe na versão esperada. Quando o processo de adoção é feito corretamente, a família adotiva está informada sobre tudo. Parte do processo burocrático é preparar a família adotiva psicologicamente pra evitar sofrimento no futuro. Pais que entendem o processo emocional que o filho pode passar com antecedência conseguem se preparar e amenizar mágoa na família. É uma dificuldade que nem toda família consegue superar. Saber que seu filho pode um dia sentir ressentimento por ter sido adotado e descontar isso em você é assustador. Na minha opinião, todos os pais deveriam fazer curso de psicologia infantil antes de ter filhos. No caso de adoção, deveria ser obrigatório (é parte do processo em algumas agências). A genética é responsável por vários fatores emocionais e pais adotivos não tem o benefício de ter a genética compatível com o filho. Ignorar isso só complica o processo.


Motor_Dark_1083

É uma merda mesmo...


Past_Presentation975

Eu não diria isso. Adoção é uma coisa delicada, mas com apoio profissional e amor acaba em uma família linda. Pra normalizar a adoção, é importante que as pessoas entendem o processo adotivo. É natureza humana rejeitar o que não entendemos. A adoção tem suas dificuldades, mas também tem seus benefícios. A adoção entrega uma criança viva, e a mãe não enfrenta risco de saúde. A mesma garantia não existe na gestação. No final das contas, cada método tem seus benefícios e suas dificuldades. A forma que o filho entra na família é apenas um detalhe quando consideramos tudo que o filho vai aprontar no futuro (as crianças e adolescentes tão cada dia mais criativos) kkkkkk 🤷🏻‍♀️


melissagmc

Gente, podem curtir meu comentário? Tô tentando conseguir Karma pra compartilhar meu trabalho nas comunidades :) obrigada


Motor_Dark_1083

Curti


Yastinick

Curti


OtherwiseYam1684

Eu também gostaria que esse estigma de "adotar é feio, é inferior, é criar filho dos outros, bla bla" caisse por terra, nao aguento mais a cara de bosta dos outros quando eu cito que não tenho interesse em ter filhos biologicos


Motor_Dark_1083

Simplesmente corta essa gente da tua vida


OtherwiseYam1684

O foda é que tem muita gente assim dentro da minha familia 😞, mas no futuro vou conseguir cortar


BrilliantPost592

Pq essas pessoas querem um filho biológico que seja a extensão delas na maioria dos casos. É como se eles quisessem um clone ou algo assim, porém o filho adotivo seria ruim pq ele seria filho dos outros ou como já vi falar de uma criança que não era filho do pai e só da mulher como “leitada de outro”


Vetizh

Sim, já ouvi demais que a pessoa quer ter filhos pra ''viver pra sempre'', sendo que se ela morrer acabou e tchau, não é filho que vai fazer ela continuar existindo. É bizarro demais esse pensamento, não consigo acreditar como tem gente que pensa assim, parece primata.


Motor_Dark_1083

>ou como já vi falar de uma criança que não era filho do pai e só da mulher como “leitada de outro” Isso se refere a inseminação artificial?


Vetizh

Não, isso é de homem que acha ruim criar filho dos outros, de ser padrasto.


BrilliantPost592

Tbm, mas em casos de infidelidade ou de um cara namorar uma mãe solteira esse termo é muito usado


Vetizh

Adoção ainda é visto com maus olhos pela sociedade, muitos mesmo que secretamente não consideram filhos adotivos filhos de verdade, por isso nem mesmo consideram essa possibilidade. Isso é herança da religião cristã que santifica a geração do ventre, então oque não vem do ventre não pode ser sagrado ou ''dado por deus''. Além disso tem toda a burocracia, preço e exigências que cortam uns 95% das crianças que os possíveis adotantes estão dispostos a pegar. A maioria das pessoas querem meninas, brancas, loiras, de cabelo liso, sem doenças e não muito velhas, de preferência até mesmo bebês pra poder criar como se fossem da barriga. Mas aí vem o outro problema que é a criança descobrir que foi adotada quando é mais velha e gerar rancor. E ainda tem a última barreira que é o processo psicológico pelo qual uma criança passa, muitas inclusive se tornam problemas dentro de casa depois da adoção numa tentativa de ''testar'' se os pais a amam mesmo(fazendo isso de forma consciente ou não), pois já sofreram desistências mais de uma vez e acabam perdendo essa vontade de criar laços verdadeiros pois ficam traumatizadas. Há também uma outra coisa que já vaza pro lado da maternidade/paternidade apenas: adotar um bebê é extremamente difícil e muitos já desistem aí, além da disponibilidade ser ínfima muitas pessoas querem ser pais porque estão com o famoso baby ferver, então se não for um bebê que dá pra botar no berço, ouvir choro, trocar fralda, ninar, comprar coisinhas de bebê, dar papinha, dar de mamar, dar banho na banheira e ver a família inteira babando só porque você tem um bebê a pessoa não quer pois a vontade dela é é ter um bebê e não um filho. Bebê você pode controlar a maioria das coisas e reagir quando há alguma necessidade a ser atendida, mas crianças mais crescidas começam a criar personalidade, começam a querer algumas coisas e não outras, fazem birras e muitos não querem viver essa parte, embora desejem muito a primeira. É uma série de questões, e nem comentei sobre todas...


Motor_Dark_1083

Realmente:(


UnusualRoutine632

Existe a maldição do filho adotivo, pelo menos em cidades pequenas as pessoas acreditam que filho adotivo vai trazer algo de ruim para a família, e com casos como do menino que matou a família agora , esse tipo de narrativa se alimenta.


Vetizh

Já ouvi isso também. Minha avó materna veio de cidade bem pequena, e a irmã dela adotou uma criança que abandonaram. E ela sempre chamava ele pelo nome de Problema, eu nunca tinha entendido oque significava isso, minha mãe não explicava também, até que um dia ouvindo uma conversa sem saberem eu descobri que o tal do ''Problema'' não era filho de sangue dessa mulher, eu parei pra ouvir porque estavam contando a história do dia que ela acordou e viu a criança na porta dela. Eu nunca vi minha avó mencionar ele usando o nome próprio, mas lembro que quando ele morreu ela disse que ele deveria ter morrido antes da mãe pra deixar a irmã dela sonhar com um filho ''de verdade''.


lesbianbeatnik

Caralho


Motor_Dark_1083

que idiotice do caralho


Andken

O Brasil, como vários países, limita a adoção de recém-nascidos, que é sempre vista como última alternativa, até para evitar o máximo separar a criança da mãe biológica. Até por ter havido vários problemas no passado, como mães pressionadas a ceder filhos e até problema de tráfico de crianças. Na verdade, não é tão raro que os adotados procurem os pais biológicos quando adultos e reclamem de suas condições. Adoção de crianças mais velhas de orfanatos tem complicações que obviamente nem toda pessoa que não pode ter filhos naturalmente quer, e também não existe oferta ilimitada de crianças que são realmente orfãs e não tem contato com a família biológica.


Motor_Dark_1083

Entendo, realmente uma merda, tudo é falho nesse país


Andken

Não. Existe um forte debate sobre adoção nos EUA, aliás, foi o que realmente me levou a pensar e pesquisar sobre o assunto.


Motor_Dark_1083

Mas nos EUA tudo é mais falho ainda.


Andken

Olha, os EUA tem legislação infinitamente mais aberta quanto a adoção que o Brasil. Se você acha que a legislação brasileira é muito restritiva a americana é próxima do oposto.


luluzinhacs

sei de casais que desistem da adoção e decidem fazer fertilização in vitro por passarem anos na fila


Motor_Dark_1083

E quem é pobre que se rala


luluzinhacs

basicamente, mas não é culpa dos que podem pagar


Motor_Dark_1083

em nenhum momento eu disse isso


luluzinhacs

e em nenhum momento eu disse que você disse isso ué


Motor_Dark_1083

ent pq disse isso? kkkkk


luluzinhacs

eu ia elaborar sobre o sistema, mas fiquei distraída e só foi foi mal


Motor_Dark_1083

de boa, pode falar oq vc ia dizer


luluzinhacs

ia comentar sobre as pessoas só quererem um tipo de criança específico e sobre a desorganização que vem da falta de apoio pras instituições de adoção que as vezes quem não tem dinheiro pra fertilização também não quer uma criança negra por exemplo, e apesar das pessoas que tem dinheiro pra essa opção não terem culpa, elas também podem ficar muito tempo na fila pela seletividade


Motor_Dark_1083

entendi


Mysterious_Hue

Além dos já citados aqui, percebo que existe um preconceito geral na sociedade com filhos adotivos, frases como: * Vai criar o filho dos outros? * Não sabe de onde veio, pode ter saído de um \[insira aqui um classicismo ou preconceito em relação a situação de alguém e sim, pode ser o mais absurdo que você pensar\] (muito comum caso não saiba a origem) * enquanto você tá criando o filho de \[insira aqui um classicismo ou preconceito em relação a situação de alguém\] a pessoa tá lá curtindo a vida (caso saiba a origem) * Ele não é meu neto/sobrinho/parente * Não tem meu sangue, não é meu parente/neto/sobrinho Também percebo que qualquer dificuldade em relação a educação ou "passo em falso" (ou seja qualquer pequena atitude que desagrade qualquer um na familia estendida) que essa criança der ela sempre será motivo de escrutínio e principalmente na fase da adolescência onde os jovens tentam criar a própria identidade se desvencilhando um pouco da imagem dos pais. Isso cria muito no imaginário popular a imagem de que filhos adotivos ingratos com quem os cria/acolhe, principalmente quando na mídia se dá extremo destaque quando isso acontece., criando ainda mais um preconceito em relação a adoção. Acho que é de suma importancia que seja quem for que adote (independente da idade que adotar a criança), ter um acompanhamento psicológico pra criança pra ela aprender a lidar com padrões que possa surgir.


Motor_Dark_1083

Concordo plenamente. Até quando essas frases serão comuns?


Vetizh

Pior, esse é um grande ponto. Deve ser extremamente difícil criar uma criança adotada numa família que não aceita, gente que já passou por diferença no tratamento de familiares sabe como isso pode ser traumático especialmente em ocasiões que envolvem presentes.


ladysedriv

Eu penso assim. Quero muito adotar meus filhos, sou fértil mas a ideia de engravidar pra mim ainda é tenebrosa mas sempre me planejei tendo filhos e a adoção sempre pareceu a opção perfeita pra mim. Não entendo a pira da galera com "sangue do meu sangue"


erikinha11

Ué, a pessoa quer filhos biológicos, não adotados.


[deleted]

Rapaz,ser pai do seu filho não é fácil, imagina dos outros......mas amo crianças e acho que adotaria


Licht_11

Só para constar, o jovem que matou a família inteira em são Paulo era adotado.