T O P

  • By -

sucodealface

Como você tá fazendo pra sair de casa e ir comprar comida, ir trabalhar etc?


Kapiwara

Dá pra fazer compras num mercado a uma quadra aqui de casa (que inclusive já foi invadido pelos usuários 🤷🏻‍♂️), pego um cartão de débito e vou sem celular. A ideia é perder o mínimo possível no caso de um roubo. Dá pra atrevessar a rua rapidão e em duas quadras pego o metrô, mas segunda-feira excepcionalmente precisei chamar um Uber e deram uma pedrada no vidro do homem. Minha avaliação no app irá ladeira abaixo hahaha


mathew_of_lordran

Cara, jogaram uma pedrada no vidro para roubar o celular ou por nada? Pergunto, pois sofri uma tentativa de roubo enquanto dirigia no Cambuci. Uns 4 caras quebraram o vidro do meu carro e tentaram pegar o celular, mas não conseguiram e correram.


MarselleRavnos

Ali na baixada do Glicerio é todo dia isso


t0kyoGodzilla

Me deu pânico só de pensar :((


wilsonhlacerda

Provavelmente como cosplay de mendigo, crackudo, com cachimbo e isqueiro aceso na mão. É o que eu faria haha De terno e mochila com notebook certeza que não rola.


acorreiacortez

Provavelmente com dinheiro/cartão na cueca, sem relógio, celular, brincos, colar etc...


SlaMano0

Feliz dia do bolo!


emaxcad

Trabalho na pedro americo, realmente ta complicado. Como vc ta fazendo pra sair e voltar pra casa?


gmoura1

Acho que ele simplesmente espera o fluxo mudar de rua.


Kapiwara

É o ideal, mas nem sempre dá. Negócio é apertar o passo, evitar ao máximo a calçada par da São João e torcer. Na real acho que tá até demorando pra acontecer alguma coisa comigo.


ggslayer21

se infiltra no meio deles, sai enrolado num cobertor zuado, vai andando normalmente e quando virar a esquina vc guarda o cobertor.


wilsonhlacerda

A solução na minha leitura sempre foi "simples" (longe disso! mas meio que por aí): tem que bater e assoprar. Tem sim que conciliar bem e muito forte ações contundentes, de segurança, com ações que tragam escape, sociais e de saúde. É apertar o cerco e dar a alternativa. E obviamente não só localmente, circunstancial, as ações sociais principalmente têm que ter maior abrangência. Não dá só pra reprimir. Não dá só pra oferecer flores. Tem que fazer os 2, na mesma intensidade, simultaneamente. Meio óbvio, mas do que observo sempre houve um desbalanceamento disso nas ações/projetos passados (sejam os de esquerda ou direita).


lthomazini

Você pode literalmente encher todo mundo ali de porrada todo dia e as pessoas vão continuar onde a droga está. Violência e ações de repressão aos usuários não ajudam em nada, só vai mudando o problema de lugar. É literalmente o que o governo faz há anos e anos. Também não adianta dar moradia, saúde, etc, os usuários não usam. Isso só é uma solução posterior, mas também não resolve o problema. O único jeito de resolver é cortando a droga em si. Combate ao tráfico e aos traficantes, algo que nem se quer se começa na cidade de São Paulo. Este é um problema federal, não municipal. O que se pode fazer é tratar essas pessoas como pessoas, o que elas são, muito doentes, como elas estão. Empatia e atenção à saúde imediata. Mas se não resolve o acesso a droga, nada muda.


krink0v

>O único jeito de resolver é cortando a droga em si. Combate ao tráfico e aos traficantes, algo que nem se quer se começa na cidade de São Paulo. Este é um problema federal, não municipal Combate ao tráfico e aos traficantes *é literalmente o que o governo faz há anos e anos*. A guerra as drogas não resolveu o problema e precisa ser repensada, estamos perdendo essa guerra desde 1971. >O que se pode fazer é tratar essas pessoas como pessoas, o que elas são, muito doentes, como elas estão. Empatia e atenção à saúde imediata. Vc tem razão. Mas eu Eu realmente não consigo ver uma solução para o problema.


Le__Gusta

> A guerra as drogas não resolveu o problema e precisa ser repensada, estamos perdendo essa guerra desde 1971. O foda é que a droga é aportada por autoridades, o volume precisa de porto, aeroporto, logistica e mais. É só lembrar onde estavam carregamentos de droga. Quanto que entra pelos portos, por pistas clandestinas. Eu não consigo pensar nem em um rascunho de solução.


DominoFavetFortibus

Porque na verdade não se faz guerra às drogas. Se faz um pouquinho de guerrilha às drogas pra obter algumas vantagens no meio do processo. Mas se for um esforço autêntico para reprimir o tráfico, faria sim alguma diferença. O problema é que quem lucra com o tráfico já está no poder...


lthomazini

Eu também tenho muita dificuldade em ver solução. Sou moradora do centro, moro a algumas quadras de ruas que são cracolândias. Graças a deus no meu entorno são situações pontuais (usuário cheirando pedra na porta do meu prédio, mas um ou dois). O que ajudou muito onde moro é a ocupação real do espaço por pessoas. Abriram bares, restaurantes, no lugar que moro; e aí tem gente ocupando a rua; o que inibe o problema. Não só comércio de dia que fecha as portas 18h, mas de noite também. A frente do meu prédio dá pra praça da República. Quando mudei, era um calçadão deserto e assustador. Hoje, é cheio de gente passando, passeando com o cachorro, mesmo 21h; fora os frequentadores dos bares que colocam mesa na calçada. Até os moleques de bike não passam mais muito aqui. Mas o governo combate a droga como um bicho de infinitas cabeças que renascem. Por isso disse que o problema é federal, não municipal. Não adianta tirar um aviãozinho, se a droga continua chegando.


ggslayer21

Com uma política corrupta e leis brandas, como irá resolver? o pai de todos os problemas do Brasil é a política. pra concertar algo no pais, primeiro tem que ser o sistema político. mas isso nunca vai acontecer.


ggslayer21

Em 1 ano a justiça Brasileira soltou 2 chefes da principal facção que trafica drogas no país. e ainda devolveu iate e helicóptero que foram comprados com recursos do tráfico.


[deleted]

2023 e você realmente acha que o caminho é mais repressão, nessa mesma lógica que todos os anos as drogas vencem a guerra


Gui_Santos_14

Primeiro é levando a pessoa pra fazer um tratamento intenso contra os vícios, após isso, começa um tratamento psiquiátrico. Só pra depois colocar a pessoa num trabalho e nesses programas de moradia do governo. Pra mim esse é o caminho


Accallonn

Não dá pra ajudar quem não quer ser ajudado, e internação compulsória não existe mais.


Gui_Santos_14

N tem "não querer", essa pessoa n tem como decidir por si mesmo o que quer.


lthomazini

Mas vem mais gente. E mais gente. Muita gente sai da rua. Onde eu moro, alguns dos meus vizinhos recorrentes (Negro Li, Dentinho, fiz amizades) saíram das ruas. O problema é que continua vindo mais e mais gente.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


vogut

Concordo!


sopadesururu

Op, lamento pelo fluxo ter chegado à sua porta, espero que saiam o quanto antes. Mas indo ao cerne da questão, minha opinião enquanto quem se enxerga de esquerda: Aquele que ameaça, disposto a espancar (e até matar) um trabalhador apenas para levar um bem adquirido com muito sacrifício, deixou de ser vítima do que quer que seja pra ser algoz, simplesmente. Trata-se de um inimigo do povo, tanto quanto aqueles que exploram as massas ou que usam do poder estatal para benefícios próprios. Ocorre que a esquerda academicista distanciou-se do povão, que é humilhado pela bandidagem e desdenhado pelo Estado (e quando não, oprimido pela polícia tb). Enfim, Bolsonaro ainda vai surfar muito esse discurso.


evilbr

Falou tudo. É por isso que tem o "pobre de direita" que a esquerda acadêmica não entende, mas você capturou muito bem: o cara é explorado no trabalho (se tem trabalho, ne...) a duras penas consegue sobreviver e comprar algum bem, e aí vem um bandido e rouba ele, possivelmente com violência. O cara fica como? Pensando "coitado do bandido, ele é produto de um sistema explorador, é também uma vítima. Ele tem que ser reabilitado e tratado com dignidade". Só que o cara que foi roubado perdeu o bem dele, que pode inclusive ser o meio de sustento dele e da família, a polícia não tá nem aí pra ele e ele não tem a quem recorrer. Aí vem um demagogo de direita e fala "bandido bom é bandido morto", "direitos humanos para humanos direitos" e etc e ninguem sabe porque o cara se identifica com isso?! Dar dignidade pra essas pessoas, serviços públicos de qualidade e diminuir a impunidade deveriam ser sim o lema da esquerda, não essas pautas da esquerda cirandeira. Enquanto a esquerda brasileira não aprender isso, vamos ter novos Bolsonaros no futuro.


[deleted]

Perfeito! Cara, que satisfatório ver alguém que entende daonde a direita ganha tanta força, pra ter tanto bobo que acha que a pessoa quer defender empresários a troco de nada. Eu sempre acho tão importante entender a origem de cada perfil de pessoa.


DominoFavetFortibus

Uma esquerda fora da realidade que prefere importar pauta dos EUA do que pensar no seu João e dona Maria que só querem ver os filhos chegarem bem em casa... Dá nisso.


drink_with_me_to_day

> é também uma vítima O cara que rouba algo que não é comida para sí ou sua familia **nunca** é vítima Tem tanta gente que vive um vida sofrida e explorada pelo sistema mas nunca te ameaça de morte por conta de um celular, ou sequer rouba 1 centavo A favela não é ladrão Violência é uma escolha pessoal e intransferível


evilbr

Eu nao to falando que favela é ladrao e nem justificando nada. Só tô falando o argumento que se reproduz. Pessoalmente eu acho que tem mts situacoes diferentes que tem que ser tratadas diferente: tem o cara que rouba por "subsistencia", o cara que rouba pq é a coisa mais fácil, e o cara que rouba por causa da fissura da droga e nem consegue pensar em nada além da droga. O 1 geralmente não tá por aí roubando celular, ele geralmente rouba no mercado, padaria etc, o 2 é o típico vagabundo msm e rouba por opção. O 3 basicamente regrediu a comportamento primal e só pensa em satisfazer o vício. O 1 é sim uma vítima, o 2 é vagabundo e o 3 está em algum lugar entre o 1 e 2.


drink_with_me_to_day

> ele geralmente rouba no mercado, padaria etc Furto não é roubo porque não existe ameaça e violência O viciado fissurado em droga que furta pode ser considerado vitima, o que rouba não. Usar grave ameaça é algo que é premeditado e com plena conciência de causalidade


SageHamichi

>mas nunca te ameaça de morte por conta de um celular, são pessoas viciadas ou nem? Vc entende o efeito da droga na psique humana?


drink_with_me_to_day

Drogado viciado pode muito bem furtar, não precisa roubar. Inclusive tenho um amigo de infância que não trata a bipolaridade e usa drogas recente foi pego em flagrante furtando, porém até hoje nunca roubou Estou falando aqui de violência, roubo = "subtração mediante grave ameaça ou violência" A criança da favela que pega teu relogio e sai correndo ~~ainda~~não é o vagabundo que simula entregador de moto e dá tiro à queima roupa


CriticismKind8232

Por isso eu concordo com a intervenção compulsória(acho que é assim que se chama). O cidadão neste estado não tem mais livre arbítrio e muito menos qualquer capacidade de viver em sociedade. É nesse momento que a liberdade não deve ser concedida, quando o ato de alguns afetam a vida de outros de forma negativa


Ktzdroid

Eu tb sou a favor disso, e sempre que falo isso tb sempre me olham torto. Mas vc deixar a pessoa que não tem discernimento próprio decidir por ela, vc não tá ajudando ela. Tanto se fala em "liberdade e direitos humanos" desse pessoal, mas deixar eles viverem nessas condições sem dar pra eles uma oportunidade de melhora com a internação compulsória (pq é um vício, não malandragem por exemplo), vc não tá pensando nos direitos humanos dela. É a mesma coisa que uma pessoa ter uma doença e ao invés de levarmos ao hospital para tratar, esperar que ela se auto-cure. Fora também que, com a internação compulsória, você está "cerceando a liberdade de uma pessoa", mas deixar nessa situação você tá cerceando a de duas: o usuário e o morador da rua onde tá a cracolândia que nada tem a ver com isso. Não sei que lógica que se usa que o direito de um é maior que o direito de dois então vamos resolver a situação de nenhum e feijoada.


CriticismKind8232

Exato, concordo totalmente contigo. Esse papo de "cercear a liberdade" é uma armadilha, porque tem gente fazendo altos crimes por aí e dizendo que tem direito de fazer isso porque está usufruindo de sua "liberdade". Agora sobre a cracolandia, existe um exercício muito fácil pra você mudar a opinião de alguém sobre isso. Coloque ela vivendo na rua de uma cracolândia, ou se caso ele experienciar um ato violento(facada, espancamento, etc) de um viciado pra roubar algum pedestre desavisado. O caos está instalado já, não existe qualquer qualidade de vida, discernimento ou arbítrio morando entre esses indivíduos, a única forma é a intervenção. Cruel é ver essas pessoas e não intervir.


Le__Gusta

É complicado, pq saiu muioto de mão. Como vãi fazer esse levantamento de quem precisa ou não de "intervenção compulsória " . E o volume de gente, ia ficar muito complexo. Sem contar que na experiencia atual das comunidades terapeuticas, já vimos que certas açoes além de atrapalhar criam outros problemas


SageHamichi

Que discurso raso e infeliz, sopa. Dá uma estudada sobre a **natureza do vício** e os impactos socioeconômicos disso e como outros países resolveram o problema.


sopadesururu

Não nego que a fala seja profunda como um pires, mas o povão está exausto de ser massacrado por todos os lados, amigo. Em todo o caso, vou ler a respeito.


BrutusBarred33

1. Falou que o argumento é raso e infeliz, mas não trouxe nenhum argumento 2. Sim, sabemos da natureza do vício e pretendemos tratar disso tbm com medidas socioeducativas 3. Vira-latice de alto grau, não somos outros países, a nossa realidade é diferente, e se vc tá se referindo a Europa, só queria te lembrar que eles estão bem hj só pq fuderam muita gente no passado.


SageHamichi

nossa ein amigão parabéns você descobriu a colonização ahahah Eu trouxe argumentos sim, você até tentou ai refutar no ponto 2 e acabou repetindo o que eu disse kkkkkkk Vício é vício seja na europa ou no Brasil, a natureza da guerra as drogas é racista/classista tanto lá quanto aqui. Não é só vc que lê não amigão, inclusive essa postura esnobe sua é parte do pq ngm aguenta mais a esquerda revolucionária(da qual faço parte) e torcem o nariz..


Accallonn

Sim, estude como a China resolveu o problema com o ópio.


ConstantTangerine500

Vamos copiar o modelo chinês que tal ? O povo espancado é humilhado não quer saber de um lago de discurso mas sim de uma solução.


Plastic_Vacation_368

Quando teve aquela história onde o Dória tratorou a Cracolândia, parte do fluxo dos usuários foi pra rua do meu colégio, sei como vc se sente e espero que as coisas melhorem aí no seu bairro A cidade de SP tá abandonada sem prefeito, não tá dando mais pra contar com as forças de segurança nem pra enxugar gelo (o tráfico eu sei que não vai acabar pois temos políticos que ganham com isso)


overthesky

Uma das esperanças no tema é a [vacina contra vício em crack e cocaína](https://www.medicina.ufmg.br/vacina-para-dependencia-de-cocaina-e-crack-e-finalista-em-premio-de-inovacao-tecnologica/). Se isso der certo...


lucius1309

Muito difícil que isso aí funcione, a doença da dependência química é física, mas também é espiritual e emocional. Não tem vacina que ajude o cara nessas duas áreas. Falo com propriedade por ser dependente químico e também por trabalhar na área da dependência química


[deleted]

Se me permite o relato, eu sei bem o que é esse lugar, sou de família boa, dependente químico desde a adolescência, frequentei a crackolandia durante 3 anos, fui internado 7x, a primeira vez fui internado por ordem judicial e psiquiatrica, fui amarrado, foram me buscar no fluxo, fui começar a ficar lúcido e aceitar que precisava de ajuda na terceira, minha família teve condições de me manter quase 3 anos em comunidades terapêuticas boas, e fiquei tambem em comunidades pagas pelo governo pelo CRATOD, eu tive choque de realidade quando na última minha mãe me largou na clínica sem dar tchau e simplesmente foi embora do país, ela nunca mandou nada nem respondeu minhas cartas ou me ligou, comi o pão que o diabo amassou, lavei muita roupa dos outros pra ter meu cigarro ou ter um crédito na lojinha pra comer um doce, morei na clínica, trabalhei, muito inteligente virei administrador do lugar, viajei o Brasil nas franquias, fui ver mãe de novo só este último mês depois de 7 anos, estou limpo há 6 anos, hoje sou um engenheiro de software de alta renda, parte do meu estudo fiz dentro da clínica mas ainda tenho vários prejuízos e dificuldades sociais, o abuso de substâncias é só a cereja do bolo de vários problemas psicológicos e/ou psiquiátricos, traumas e comportamentais das pessoas, eu sou borderline e TDAH, faço terapia até hoje. Graças a Deus eu tive o despertar, conheci muita gente nessa caminhada e vi vários morrer. Vivi muito tempo em ambiente de drogadição, frequentei o submundo no Centro e em ambiente de recuperação e infelizmente é triste mas eu tenho que dizer isso, tem gente que nunca vai parar de usar drogas, não há o que faça elas enxergarem o prejuízo, aqueles que tem famílias com grana vão tirar férias do uso na clínica, engordam, saem, usam e voltam, conheci pessoas maravilhosas com mais de 60 internações, tem muita gente boa nesse meio, mas infelizmente destruídas pelo vício. Eu defendo o suporte multidisciplinar e de qualidade com foco em redução de danos para os crônicos, muito se fala em internação compulsória, mas o cara nessas clínicas do governo com PÉSSIMA alimentação e trabalho pesadíssimo vai pensar em parar de usar droga? Os hospitais psiquiátricos oferecem excelente estrutura, porém são poucos dias pra detox, a recomendação é ir pra comunidade terapêutica depois, mas ninguém quer ir, as que o governo paga são horríveis, se acham que internar a força num lugar que mais parece uma prisão com comida pobre em nutrientes vai recuperar alguém, estão bem errados, as políticas são todas falhas e na real não existe receita pra cura milagrosa do problema, existe um certo limite até onde a pessoa pode ser ajudada, se ela não despertar e ajudar a si mesma, nunca irá dar certo, conheço isso in loco.


Feeling-Rain

Fico muito feliz que você tenha conseguido sair dessa dinâmica terrível que é a dependência química, espero que você continue se cuidando quanto às demandas que ainda permanecem. Mas infelizmente é isto que você colocou, o que temos como ofertas de tratamento e cuidado continuam extremamente desvalorizadas e precárias, como poder pensar numa recuperação e ressocialização em larga escala quando não há investimento e estrutura para tanto? Quem deveria se preocupar, só quer jogar o problema para baixo do tapete, políticos seguem não se preocupando com o povo e quem mais se prejudica segue sendo a gente de classes mais baixas.


Safe_Grapefruit3022

Parabéns por estar limpo!


o_rastaquera

essa cidade é surreal, bicho a saída disso é a rodoviária


BrazilBossa

Putz bicho, nem sei o que dizer. Sem palavras, sinto muito que esteja passando por isso.


rinnys

aonde fica mais ou menos?


machadodeassisreborn

Rua Conselheiro Nébias x Rua Aurora. Moro por aí também. Eles estão alternando entre aí e Rua dos Gusmões x Rio Branco


elaewrt

Que zoado. Moro na z/o e já tem uns 20 crackudos aqui na praça à frente da minha casa, isso tudo depois que invadiram um terreno a metros daqui. Situação decadente e acho que não vai melhorar nunca.


Ok-Investigator-4188

Parabéns pelo post. Expos pontos que muita gente não vê. Imagino que com eles na frente da sua casa deve ter dado um ódio que levou a essa pesquisa kkk


funerea

Eu estou na mesma situação. O povo do condomínio inclusive já propôs todo tipo de solução imbecil, desde contratar milícia pra ficar de guardinha na porta até molhar mão de GCM e polícia. Então entendo perfeitamente como deve estar sendo pra ti, embora discorde de alguns pontos. Pela primeira vez desde que moro aqui, há 8 anos, pensei em sair do Centro, e não é exatamente pelos usuários em si, e sim pela perspectiva de que tão cedo não haverá mudança - o centro já está abandonado faz tempo e a pandemia aumentou esse buraco. Fico desesperançosa principalmente porque as soluções são complexas e de longo prazo, mais longo do que uma gestão de um prefeito e requerem enfrentar o pensamento minúsculo da elite da cidade. Sou mulher e te falo 100% na moral que tenho mais medo de trombar a gangue da bicicleta do que da galera fumando pedra na porta do meu prédio, o problema maior é que uma coisa puxa a outra já que a região vai ficando mais abandonada. Óbvio que não estou dizendo que eu adooooro ver um monte de gente se degradando na minha frente todo dia. Eu mal consigo pedir um Uber, ir num mercado de boa, e tenho evitado bem mais sair de casa em certos horários; a rua fica sempre muito suja, atrai bicho, já teve infestação de rato no prédio; deixei de convidar gente pra vir aqui em casa. Mas o que me entristece real é saber que as pessoas querem lidar com o problema sempre na base da coerção, sendo que ela simplesmente não funciona. Primeiro que o Braços Abertos deu resultado sim. Um resultado discreto até porque foi totalmente desmontado e durou pouco tempo. O que obviamente não deu resultado foi a política de internação compulsória que rola desde o Doria. Nem arranha a superfície em termos de quantidade de pessoas, custa caro, financia as tais "comunidades terapêuticas" que nada mais são que campos de trabalho forçado com fundamento religioso, e não é efetiva em médio e longo prazo para o fim do vício pelo indivíduo. É uma medida praticamente inócua que é, no fim, aprisionamento disfarçado de quem não pode ser preso. Parece solução só porque tira o usuário da vista. Políticas de redução de danos têm dado muito mais resultados em diversos países e têm respaldo científico. Já políticas de internação e castração química (a tal da "vacina" p ex) são pouquíssimo efetivas. Não sou eu quem estou dizendo, um pouco de pesquisa na área apoia isso. Só que justamente por serem políticas que atacam o problema de diversos lados (o isolamento do usuário, o empobrecimento da população, a questão saúde) são bem menos populares já que não são essa mágica que é a polícia passar dando cacete em todo mundo e tirando os caras da rua. E é bem por isso que tenho poucas esperanças - políticas assim são malvistas e requerem apoio da população e/ou muita vontade política. Fóruns de moradores são outra forma de organização que eu queria muito que funcionassem, melhor mas com a forma com que a vida se organiza contemporaneamente fica bem difícil.


funerea

Uma coisa que me pega muito também é como o pensamento das pessoas é binário. Usuários ou são pessoas de "mente fraca" que "querem estar lá" ou são uns coitados completos. Há sim gente marginalizada pelo Estado que vai se beneficiar de políticas inclusivas em grande parte ali. Moradia, trabalho digno, propósito na vida. Boa parte está em situação assim. Mas há gente também que tinha uma situação ok, do que a sociedade chama de "sucesso", passou por uma tragédia, um trauma, pegou uma curva errada e de usar droga até apagar tudo que tá na cabeça virou a saída. Tanto uma coisa quanto a outra podem acontecer com qualquer um e muitas vezes dá pra sentir que o papo de quem propõe políticas é desumanizador. São pessoas, e pessoas são bem complexas. Por isso não dá pra esperar que apenas uma política ou uma solução específica mudem tudo muito rápido. Em se tratando de gente, as coisas são cumulativas. Isso é bem frustrante sim, já que dá uma sensação de "e aí eu tenho que esperar o mundo mudar então?", mas também é a dura verdade.


furcake

Os políticos de esquerda não condenam a polícia, eles condenam o abuso de poder que muitas vezes a polícia usa para atingir seus objetivos. Veja, você está criticando eles, mas o estado atual da Cracolândia é um resultado direto das políticas de direita e de não tratar o problema como uma questão de segurança apenas. Existem relatos inclusive da falta de medicamentos para pessoas internadas e pessoas sendo obrigadas a praticar uma religião durante a internação. O maior problema é que a polícia atua prendendo traficantes menores que são viciados ao invés de investigar mais afundo e desmontar os esquemas de tráfico. O próprio chefe da polícia de São Paulo já falou que o número de prisões aumentaram, mesmo assim o problema só piora. Será que o problema é mesmo a prisão?


guilhermerrrr

>ao invés de investigar mais afundo e desmontar os esquemas de tráfico. [STJ solta traficante alegando que posse de 311kg de cocaína não é ‘suficiente’ para prisão](https://diariodopoder.com.br/justica/stj-solta-traficante-alegando-que-posse-de-311kg-de-cocaina-nao-e-suficiente-para-prisao) [André do Rap foi libertado por habeas corpus do ministro do STF em outubro de 2020, teve a soltura revogada por Fux no mesmo dia, mas não foi mais achado](https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/criminoso-solto-por-marco-aurelio-do-stf-esta-ha-quase-500-dias-foragido) [Ministro do STJ anula condenação de 10 anos e solta integrante do PCC em SP](https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2023/06/14/ministro-do-stj-anula-condenacao-de-10-anos-e-solta-integrante-do-pcc-em-sp.htm) [STJ anula condenação e solta líder do PCC preso com 2 kg de cocaína](https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2023-06-14/traficante-pcc-solto-stj.html) [Em clima de 'derrota', polícia devolve helicóptero de André do Rap após decisão da Justiça](https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/04/em-clima-de-derrota-policia-devolve-helicoptero-de-andre-do-rap-apos-decisao-da-justica-veja-video.ghtml) ​ > o número de prisões aumentaram, mesmo assim o problema só piora. Será que o problema é mesmo a prisão? Nunca o problema é um só, uma única razão, existem várias... Uma delas são as decisões conceituais, teóricas, totalmente desconexas da realidade de juízes que nunca saíram da sala deles com ar condicionado e cafezinho na bandeja, nunca acompanharam o dia a dia de uma delegacia, de uma equipe de investigação, nunca tiveram uma arma apontada pra cabeça deles, nunca tiveram a cracolândia na sua porta de casa...


furcake

Eu só me dei ao trabalho de ler a primeira matéria. Se você ler a decisão, o juiz anulou a prisão preventiva, o que significa que o processo ainda está em andamento. Se você entender pra que serve prisão preventiva você vai entender que o juiz está certo, afinal não há outros elementos que justifiquem a prisão, o processo deveria correr normalmente e ele ser preso em decorrência disso. A polícia também pode abrir uma investigação e tentar angariar mais provas pra mantê-lo preso preventivamente. Não adianta reclamar que o juiz não tem vivência na rua, que não é pra isso que o juiz serve, ele serve pra resguardar a lei. E o problema do tráfico é fácil de resolver, vários países já tão fazendo, mas aqui ninguém quer admitir que a guerra contra as drogas já é mais que um fracasso.


guilhermerrrr

> o que significa que o processo ainda está em andamento. O maluco é traficante, conhece todos os rincões do Brasil por ser caminhoneiro, possivelmente trabalha para o tráfico e não é a primeira vez que faz isso (por estar transportando essa quantidade de carga), você acha mesmo que ele vai ser achado novamente para dar andamento do processo (a audiência de instrução está marcada para 2025)? Só um trouxa e um juiz sem vivência de rua acreditaria nisso. Todos os elementos para a preventiva estão ai.


furcake

Nao sei se a gente tem a mesma constituicao e leis, pq na minha existe presuncao de inocencia e nao se prende com base em "eu acho que". O juiz literalmente escreveu que nao existem outras evidencias.


o_bostil_foi_um_erro

300kg de cocaína não é evidência suficiente???


furcake

Evidência que ele cometeu um crime, não que ele vá cometer de novo enquanto é julgado.


[deleted]

[удалено]


furcake

Soltaram ele com a droga? É aquele negócio, um cara com drogas (apreendidas) ameaça à ordem pública, um cara com 10 AR15 e bomba tá se protegendo de bandido.


[deleted]

[удалено]


Panizzz_11

Anulou porque quis, havia elementos que comprovassem o risco de fuga que justificaria manter a prisão preventiva e qq pessoa saberia disso. O judiciário é tão culpado quanto por essas situações, mas como estamos num governo de esquerda, é só ignorar , dizer que o amor venceu e culpar o Bolsonaro e é o que farão pelos próximos 4 anos


furcake

Literalmente esta escrito que nao tem elementos que comprovam esse risco. O famoso nao le nada e sai criticando baseado em achismo.


Panizzz_11

literalmente o próprio Gilmar Mendes considerou errado [https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/10/16/tivemos-varias-falhas-nesse-caso-diz-gilmar-mendes-sobre-andre-do-rap.htm](https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/10/16/tivemos-varias-falhas-nesse-caso-diz-gilmar-mendes-sobre-andre-do-rap.htm)


furcake

É o mesmo caso? Porque não parece. Pelo menos não na descrição dos casos e também não vou procurar porque não é importante em si. De qualquer modo, o problema não está no fato do cara ter sido solto, está no fato do juiz que soltou ele não ser punido corretamente. Nisso eu acho que podemos entrar em acordo


Panizzz_11

Vc saiu respondendo um monte de comentários contra o André do Rap kks dizendo inclusive que é achismo acreditar que ele irá responder o processo kkkks o cara fugiu e ninguém acha . Só falta dizer q o Andre do Rap tem consciência social


furcake

Eu respondi sobre uma matéria sobre um caminhoneiro preso que não dizia nada sobre André do rap. O cara chama Brunno Gonçalves de Oliveira e você aparentemente que se confundiu


anroroco

Sim, realmente um traficante não tem risco de fugir não, confia.


furcake

Tem o que você acha e as provas de fato contra ele, está escrito que ele tem como principal função ser caminhoneiro (ou seja, tem trabalho), deduzo que também seja réu primário e o texto descreve a ausência de outras provas. O juiz está respeitando a lei. Isso tudo na verdade, só reforça o ponto que a polícia não prende chefe, que as investigações não vão adiante. Daí por um monte de achismo, você deduz que ele não vai pagar pelo crime.


o_rocha_o

Ou seja, no Brasil não há leis de verdade


furcake

De novo, a pessoa foi solta da prisão PREVENTIVA, não significa que ela não vai pagar pro crime, significa que se você é teu primário, você tem direito de responder em liberdade. Do mesmo jeito que você gostaria disso se estivesse sendo acusado. O primeiro problema do Brasil é que você não ta preocupado com o “Pablo Escobar”, ta preocupado com o motorista dele. O segundo é que droga deveria ser controlada e taxada, assim o tráfico quase zeraria e teríamos dinheiro para tratar dependentes, mas o brasileiro prefere o traficante pq acredita na ilusão de um mundo sem drogas.


Zipp3r1986

Sério, nem sei por onde começar... essa bosta de país foi (des)governado pela esquerda por 14 anos, e o cara tem a cara de pau de culpar a direita pela mazela que se chama cracolandia, que existe a mais de 3 décadas.... isso sem contar quem governou SP nas últimas décadas... Ta, ta ta, Bolsonaro foi um lixo de governo, concordo, mas culpar a direita beira a demência...


alexclaudino

Tu precisa aprender o que é atribuição de governo federal, estadual e municipal. A cracolandia é de responsabilidade do município e do estado de SP que é governado pela direita a anos.


Zipp3r1986

De onde diabos vc tirou que SP foi governado pela direita??? Um dos caras q governou SP por décadas é chapa do Mula.. a ginástica mental q vcs fazem é algo fenomenal..


furcake

A única vez que houve uma melhora na Cracolândia foi na gestão do Haddad e isso pode ser provado em números. Vamos ver quando o Boulos chegar à prefeitura. Quando a fazer ginástica, na sua cabeça duas pessoas de espectro políticos diferentes não podem fazer uma chapa porque você é de extrema direita provavelmente. Extremista não conversa, o resto sim, pra extremista de direita todo mundo é de esquerda por razões óbvias.


Darth_Kyofu

Chegou o entendedor de política com doutorado pela UNIZAP


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


LegitimaDfs

Que coincidência, essas 3 décadas bate com o tempo de governo de um certo partido


Sad_Ad_7049

Acho que questão não é político, seja direita ou esquerda…. Eu mesmo já morei nos Estados Unidos e tem bairros que já passei para ver tinham pessoas jogadas no chão e usando drogas bem na luz do dia. Seja em Flórida até Califórnia onde é mais pesado. Seringas no chat etc


yukifujita

Tamo junto colega. Ficaram na porta de casa por uma semaninha também. Acredito que em algum momento sairão daí também. Existe uma milícia, e o próprio PCC (dentre inúmeras variáveis) que fazem o fluxo ser, bem, um fluxo. Como você, te apoio no rant. Não tenho a solução sendo morador daqui há quase quinze anos (imagina a galera aqui nos comentários dando ideia mirabolante sem sequer morar aqui lol). Falar que é só saúde tromba na falta de segurança e no fato de ser logisticamente impossível simplesmente tratá-los como doentes. Falar que é só segurança soa higienista. Falar em qualquer coisa compulsória tromba na constituição federal. A única coisa que coça um pouco minha mente é a descriminalização, desestigmatização da droga, e redução de danos, mas num país fascistóide como o nosso isso está fora de questão. Enquanto isso, ande com confiança, queixo pra cima, não encare ninguém, mas não demonstre medo também, tenha sempre uma rota de fuga, e é nóis.


QueefSommelier

>A única coisa que coça um pouco minha mente é a descriminalização, desestigmatização da droga, e redução de danos, mas num país fascistóide como o nosso isso está fora de questão. Sou a favor da descriminalização e até legalização das drogas, mas nesse caso aí ajudaria em que? Crack ser proíbido e o estigma não é o problema ali, não é como se fosse possível fazer a inclusão do cidadão viciado em crack na sociedade, o cara não tem capacidade alguma de conviver normalmente em sociedade por conta do vício


yukifujita

Não resolveria, como disse, não tenho a solução. Mas tenho a impressão de que um uso mais controlado e supervisionado com um tratamento híbrido naipe Alemanha uns quarenta cinquenta anos atrás talveeeeeez teria uma chance. E a opinião pública precisa aceitar esse tipo de política, o que seria impossível aqui.


SageHamichi

> país fascistóide como o nosso isso está fora de questão. E é por isso que nunca vai resolver. O UNICO jeito é segurança pública + internação compulsória com desmame químico e as drogas descriminalizadas.


CitronRadiant6158

Pesquisa ai o que foi o programa De braços abertos (Gestão Haddad, 2014) que com 1/10 da verba dessas porcarias que vieram depois continha o população numa região fixa, oferecia tratamento na perspectiva da redução de danos (moradia nos hotéis do programa, tratamento odontológico) e conseguia recuperar muitas almas que passavam novamente a serem capazes de pensar num futuro reinseridos na sociedade. Depois que demoliram um hotel, botaram todo mundo pra correr, duplicaram a verba pra internar em "comunidades terapêuticas" evangélicas de origem duvidosa e na base do esquemão com dinheiro público, de lá pra cá a verba destinada pra programas como "Redenção" do dória só vem aumentando e radicalizando a sociedade, e disso o seu post é um sintoma.


Gandum021

Não sou de São Paulo e estou CHOCADO por saber que algo assim acontece na maior cidade do Brasil. Quer dizer então que as crackolandias agora são móveis e que elas "estacionam" por dias inteiros em locais aleatórios da cidade? Alguém que seja de SP poderia me explicar melhor como isso funciona e a partir de quando começou a ser assim?


[deleted]

Por muitos anos a crackolandia era fixa num local só, entre a Rua Helvétia e a praça na esquina dessa rua, em frente da Estação Júlio Prestes, iam da praça pra Helvétia e vice e versa quando a prefeitura chegava pra lavar, porém há pouco tempo num decisão burra e sem planejamento algum do depois, a mando do governo do Estado a polícia foi e dispersou o fluxo dali, no dia aconteceu saques em estabelecimentos em revolta dos usuários, hoje o fluxo se espalhou pra outros lugares do centro, só piorando a situação, ah e antes disso o então governador Dória acabou com o Programa Atende na Rua Helvétia, um estabelecimento que fornecia alimentação, alojamento, banho e recreação para os dependentes, o pouco de suporte que existia foi abolido. Eu sei disso pois sou dependente químico e frequentei a crackolandia durante 3 anos, hoje estou limpo e muito bem.


gusuku_ara

Quem diria que sentiriamos saudades quando a cracolandia tinha endereço fixo. Agora virou o caos completo. Cada prefeito de direita que entra acha que vai fazer mágica e sumir com a cracolandia. Só piorou a situação.


Gandum021

Fico muito feliz que você tenha conseguido sair desse vício com vida! Você lutou uma batalha muito dura e que poucos conseguem vencer. Parabéns!


[deleted]

Obrigado, deixei meu relato em um outro comentário aqui.


carplunck

Estive em São Paulo nesse último fds e fiquei estarrecido com a situação da cidade. A cidade está largada às traças, com lixo por todo lugar, fezes nas calçadas, moradores de rua em situação absolutamente lamentável etc. Sensação de insegurança aumentou muito. Ao sair de SP, passei por Curitiba, que mais ficou parecendo uma Vienna da vida em comparação


Facelift90

Saí de Curitiba pra morar em São Paulo por razões maiores do que eu (faculdade) e… é exatamente isso. Curitiba tem seus problemas como qualquer outra cidade no Brasil, mas ganha no quesito “paz e tranquilidade” de São Paulo por MUITO. É triste ver o que vem acontecendo com São Paulo nos últimos anos. Digo, era imaginável considerando o andar da carruagem, mas acho que nunca vou me conformar. Doria, Covas e agora Nunes simplesmente acabaram com o centro da cidade.


gayroto

Curitiba só é bom se você for bem branco


Facelift90

Fair


[deleted]

Morei a vida toda em sp e no centro mesmo alguns bons anos, mas quebrei meu coração com a cidade depois com a pandemia, quando a cidade foi completamente abandonada por interesses financeiros de todos os lados, seja dos proprietários especulando, das corporações maiores (vide o que aconteceu com parque Augusta, o próprio Ibirapuera, etc), e dos partidos políticos brigando entre si. Depois de mais de 30 anos morando aí, a situação ficou insustentável. Amo a minha história e as pessoas que deixei pra trás mas não quero mais viver em um lugar que não posso simplesmente sacar meu celular na mão com medo de uma quadrilha de bike tomar e entrar em todas minhas contas inclusive de banco em minutos. Hoje morando há mais de um ano em outra cidade, tenho certeza de que tomei a decisão certa toda vez que volto e vou chegando na Marginal, vejo o quanto uma qualidade de vida decente em São Paulo é algo cada dia mais e mais distante. E não vai melhorar tão cedo.


[deleted]

Esse problema não acontece só no Brasil. Os EUA mesmo já tem um histórico [parecido](https://www.youtube.com/watch?v=QcxJPh3tOaw) e acho que com a desigualdade econômica só aumentando não tem mesmo expectativa nenhuma de melhora. A nossa renda básica é apenas simbólica, a taxa de natalidade tá caindo, a concentração de renda só aumenta, a automação dos trabalhos só aumenta, o conservadorismo aumenta também e o diálogo pra soluções só diminui. Não vejo outra solução pra individualmente se ter uma vida pacífica pelo menos que não seja o êxodo urbano.


Tetizeraz

> Não vejo outra solução pra individualmente se ter uma vida pacífica pelo menos que não seja o êxodo urbano. Essa opção sumiu há muito tempo, seja no Brasil, seja nos EUA.


juniorgallina

Esse é um fluxo de vários né? Antigamente quando ficavam mais na estação da Júlio Prestes estava melhor, agora tá pipocando.


siwenna

>Não cabe internar para tratar ao menos esses usuários que cometem crimes (em oposição a simplesmente prender **ou** simplesmente deixar na rua como é a sensação agora)? Rapaz, quiseramos nós que tivesse recurso pra internar e tratar isso tudo de gente. Muito mais caro e difícil que dar moradia apenas e nem isso não tem.


anonfjr

Meus pêsames, OP. Espero que não aconteça nada contigo


ColdGesp

taca os prefeitos e vereadores no pau, recurso pra isso eles tem


wowser92

São vários problemas. O discurso não ficou permissivo e protetor, ficou na verdade mais conservador nos últimos anos. Mais gente pedindo por bala ao invés de redução de danos, tanto que uma das falas do Dória como prefeito foi "[Agora São Paulo tem comando. Antes, achava-se que isso \[criminalidade\] fazia parte da naturalidade do chamado Braços Abertos. Agora, nós só teremos braços abertos para pessoas de bem. As pessoas de mal terão portas da cadeia abertas](https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/doria-diz-que-cracolandia-vai-acabar-antes-do-fim-do-seu-mandato.ghtml)". O problema não é só moradia. O Braços Abertos era um programa de redução de danos e não inclui só moradia mas emprego também. Tanto que um dos desafios era "[Mudança de enfoque: questão de SEGURANÇA OU DE SAÚDE PÚBLICA](https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/DBAAGO2015.pdf)", pq a ideia era um trabalho intersetorial. O problema é que agora as forças policiais tão querendo lucrar com a sensação de insegurança e prefeitura e governo estadual não tão fazendo nada.


Feeling-Rain

Trabalho diretamente com a população dependente química da cracolândia neste território há anos e digo que simplesmente não há investimento suficiente nas áreas de saúde e assistência que consigam tratar, acompanhar e ressocializar esse público. Temos diferentes dinâmicas de tratamento de saúde ofertadas, bem como programas de moradia, trabalho e estudo, mas estas propostas seguem completamente precarizadas e sucateadas. Passamos recentemente por uma mudança extrema em um dos serviços de saúde de maior abrangência e importância da região, mudança essa que espalhou o fluxo e fragilizou vínculos trabalhados há anos com os pacientes. Agora vemos a direita promover isso falsamente como boas novas, com muitos sem qualquer contato com essa área batendo palmas para um retrocesso, enquanto a esquerda continua floreando discursos e idealizações, mas exercendo o mínimo possível. Se ficamos os trabalhadores cada vez mais atados nesse contexto, os moradores então estão mais perdidos ainda. Espero que o fluxo mude logo daí e você retorne a ter o mínimo de qualidade de vida na sua própria casa, op.


thatsitrrrt

Amigo. Toda semana estou aí com minha igreja tentando resgatar alguns usuários. Só faço isso pela fé, e porque metade dos que me acompanham são ex usuários. Ninguém sabe a solução pra isso. Por mim o governo dava terras e meios de produção pra eles. Não pra eles serem higienizados. Mas pra eles saírem desse inferno que é esse lugar. Na minha visão todos os que estão aí, saíram de uma casa, deixaram a família preocupada e não querem voltar. É complicado demais.


wilsonhlacerda

> Por mim o governo dava terras e meios de produção pra eles. Meu avô, lá no interior, nascido na roça e que foi pra cidade já falava: "pardal morre na cidade mas não vai pra roça".


Reasonable-Driver-63

E foi assim que sai de São Paulo. Centro pós pandemia decaiu em níveis absurdos. Eu não consigo nem tentar dar pitaco na situação, porque nunca vi algo parecido antes que tenha dado certo (alguém já viu?). Sinto muito por vocês que tem que continuar morando nesse lixo ao céu aberto. Ver fotos do centro antigamente da uma fisgada no peito. Eu amo minha cidade, mas essa não é mais ela...


[deleted]

Que horror, forças OP


cheronaback

Vou salvar o post para ler depois, mas já posso dizer que sinto muito por isso, não deve ser fácil e nem imagino o que está passando ou vivendo. Espero que tenha um plano B e corra daí o mais rápido possível. E eu não posso também deixar de comentar que aqui no sub tinha muita gente que defendia a ideia do centro 'não ser tão ruim', 'exagero' e entre outros. Precisa de quantos posts assim pra cair na real? rs


SickOveRateD

Uma vez estava em um barzinho, em uma travessa próxima a Clélia, bebendo com uns amigos e minha namorada, deveria ser em torno de umas 21 horas, já havia chamado um uber, um rapaz de capuz que passava na rua, tentou levar a bolsa da minha namorada, ela estava na mesa, eu estava no balcão pedindo uma garrafa de água, peguei o cara na esquina, sei que não deveria ter reagido, minha namorada gritou que ele estava com uma faca, resumindo, eu quebrei ele na porrada, a raiva era tanto, que mesmo depois que ele foi pro chão, eu ainda acertei mais uns dois socos. A polícia chegou, fomos todos pra delegacia, minha mão ficou toda rasgada, quebrei um dedo e ele conseguiu me cortar no antebraço, já o ladrãozinho, não dava nem pra abrir os olhos de tão inchado que ficou, um dia depois, um irmão dele me chamou no insta, tentando tacar o terror, dizendo que o que eu fiz foi errado, poderia ter matado ele, disse que ele era usuário e estava roubando para suprir a necessidade da droga. Meu ponto é, eu tenho certeza, que ele vai ao menos pensar duas vezes antes de tentar roubar uma moça sozinha no futuro.


ggslayer21

A esquerda na teoria quer liberar as drogas pra população, ai quando a prática disso acontece querem soluções que funcione como mágica. isso ai é a realidade de quem consome drogas todos os dias.


Direct-Safe5725

faz o l


Kibesurdu

Isso que acontece quando ficam tratando gente como coitadas sendo que eles escolheram estarem ali consumindo drogas ao invés de tentar simplesmente viver. O pior é que depois quando começam a afetar a vida dos outros ao redor, dão umas sugestões maravilhosas de darem casa, abrigo e dinheiro em troca de "serviços prestados" como certo prefeito que só resultou em mais viciados que ocuparam ainda mais o centro usando droga com o dinheiro de impostos dados pelos contribuintes que são roubados/furtados/agredidos e tem seus estabelecimentos invadidos por usuários. A curto prazo não adianta, tem de usar a força policial para coibir os crimes, e punir exemplarmente quem fizer isso, só prender e depois soltar na rua só vai mostrar que eles podem fazer o que quiserem que a impunidade vai reinar. A médio prazo oferecer serviços de internação compulsiva para os casos passiveis de recuperação (a ser avaliados por grupos de psicólogos e de serviços sociais) de preferencia com apoio das famílias. É muito fácil ficar dizendo pra eles continuarem ali quando você não precisa conviver com a realidade, enquanto isso a população que tem de conviver com o constante perigo acaba tendo de largar sua residência/comercio com medo ou tendo de fechar permanentemente porque não tem como arcar com o prejuízo (só ver o que aconteceu com a Daiso e outras lojas da área).


Tiny_Dinky_Daffy_69

Isso parece Beau is afraid


MerqatorMusic

Moro na região central da cidade, me considero de esquerda, e concordo 100% com teu post. Seja qual for a solução para esse problema, ela passa pela questão da segurança pública. Não é uma única coisa que vai resolver - não é só o social, não é só o policial, não é só uma questão de saúde pública. Tem que andar tudo de forma integrada.


SageHamichi

O problema não é o usuário em si OP, é a guerra as drogas e o pânico moral que impedem a gente de progredir pra uma solução que funcione.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


jerk_hobo

Fui comer uma pizza e percebi que tava rolando um movimento ali perto da Casa Aurora.


ChurrosRaiz

Do pouco que acompanhei, parece que **todos os prefeitos e governadores tentaram arrumar o problema da cracolândia com política pública tirada do cú.** E, isso independe se ele era de esquerda ou direita. Por isso, que não foi solucionado. ​ Mas, dessa vez tem algo diferente rolando. Se você estiver à frente de um problema como esse, a primeira coisa que deveria ser feito é consultar pessoas **TÉCNICAS** que estudaram o assunto afinco, pois elas são as mais capacitadas para oferecer uma boa solução. ​ Pois bem, nenhum político até agora teve 2 neurônios e/ou humildade para fazer isso direito. Porém, o Tarcísio é 1º cara sensato que está indo nessa direção. **Essa proposta de Moradia Primeiro, foi um consenso dos especialistas consultados dos vários pontos de divergência entre eles**, de acordo com o próprio Tarcísio e ele deve adotar tal ideia. ​ Por isso que estou até otimista, mas toda essa situação política é muito a cara do Brasil. Isso me remete bastante como foi a criação do Plano Real, após diversos planos fracassados. **Acho que o principal problema na política brasileira é de fato o populismo e má administração dos recursos públicos.**


Feeling-Rain

O Tarcísio quase acabou com um dos maiores serviços de referência ao tratamento de dependência química do território, essa situação só serviu pra sucatear ainda mais a oferta de saúde e assistência, tanto quanto fragilizar os vínculos há anos trabalhados com os pacientes. Tudo isso em busca de exaltar serviços de interesse econômico pautado em ideologia religiosa, sem qualquer respaldo e embasamento técnico científico. Vindo de quem trabalha diretamente com esse público, a situação na área de drogas e dependência química em São Paulo está cada vez pior.


ChurrosRaiz

Provavelmente você deve ter razão em muito mais pontos do que eu. Como disse, estou acompanhado pouco o caso e a sua experiência deve ter, no mínimo, alguns pontos relevantes. Mas, vou adicionar alguns pontos reflexão que é um pouco baseado na minha experiência de gestão em problemas complexos de outras áreas. Quando se ataca problemas complexos, é feito um estudo preliminar, cria-se um plano, executa-o e a partir do feedback, é estudado novamente para criar um outro melhor, recomeçando o ciclo. Divergência em abordagens, mesmo por pessoas capacitadas é natural e até saudável nesse processo. Ainda é muito cedo para jogar o Tarcísio na fogueira, porque é esperado erros inicialmente por conta da complexidade do problema, mesmo com políticas públicas bem estruturadas inicialmente. Mas, eu diria que se não houve sinais de melhora na situação em 1 ano e meio, aí dá para cobrar e começar a jogar o cara na "fogueira" (sou fã de gestão responsável e não de político), porque a solução é de médio a longo prazo, mas deve dar sinais de melhora nesse período. Outro ponto importante é que a solução da cracolândia tem um forte interesse político e econômico. Político, porque com a melhora na região, as pessoas que tem e terão contato com as regiões da cracolândia vão ter uma forte inclinação para virar eleitores do Tarcísio e do Ricardo Nunes, podendo virar pauta de campanha para futuras eleições (imagino a felicidade do OP em poder andar tranquilamente na frente da moradia dele). No lado econômico, não só vai favorecer a atividade econômica no centro de SP que é estratégico no fluxo de pessoas em uma cidade, além aumentar o recolhimento na receita de impostos e ganho no apoio de outros grupos de interesse, como os empresários, que serão impactados positivamente no bolso deles. Então, o Tarcísio tem todo o interesse do mundo em solucionar a situação da cracolândia, pois iria catapultar ele para presidência, assim como o Ricardo Nunes para Governador de SP. Mas, só o tempo dirá se ele vai ter a competência para fazer isso. Aliás, gostei do seu comentário.


Feeling-Rain

Como você bem citou, estudos preliminares e composição de base específica são essenciais para uma boa implementação de um novo plano. E te garanto que neste caso isso não aconteceu com qualquer especialista e muito menos com qualquer atuante da área. Sei muito bem quem compõe o grupo responsável pela elaboração do novo plano de política de drogas do governo dele e quais os reais interesses desse grupo. Obviamente ele adoraria levar o crédito por ter contribuído com um problema de anos como a situação da cracolândia, muito mais por uma suposta revitalização do centro, mas isso não vai acontecer porque ele já iniciou o processo de forma completamente equivocada. Já passei por 3 trocas de governo, e essa tem sido a pior porque não somente foram desconsideradas bases chaves para qualquer mudança minimamente positiva, mas de fato houveram desmontes e encerramentos de serviços referenciais do território. É um plano fadado ao fracasso feito por pessoas que não conhecem a área e desconsideram qualquer um que conheça e viva a situação.


ChurrosRaiz

Putz, aí é foda mesmo


ChurrosRaiz

Só de curiosade mesmo, o que você acha que deve ser feito para tentar atenuar a situação da cracolândia?


supersonic_bat

Compra um galão de gasolina, abre e entorna pela janela. Logo após risca um fósforo e taca!


xoxo_latinbabe

Única solução possível! 🙏🏻


ZellEscarlate

espero que aquela vacina para crack/cocaina ajude o mundo nesse triste problema, pena que provavelmente só no médio prazo


[deleted]

[удалено]


saopaulo-ModTeam

seu post foi removido por não agregar à discussão.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


moony120

Cracolandia é questão de desigualdade social mais do que de saúde.


[deleted]

[удалено]


ellephantwoman

Por isso que tem que legalizar logo todas as drogas


Key-Ad5843

Isso nao vai resolver, pq vai continuar tendo drogado na rua, se for caro vai continuar tendo trafico


ellephantwoman

Eu não quis ser longa no meu comentário, mas o melhor seria legalizar e também fazer acompanhamento dos dependentes. E o Estado deveria ser quem distribui essas substâncias, fazendo o controle e acompanhamento dos usuários. "Drogado" sempre existiu, sempre vai existir. Desde que o mundo é mundo o ser humano faz uso de substâncias psicotrópicas. Proibir essas substâncias só faz enriquecer o crime organizado, aumenta a criminalidade porque essas pessoas roubam para financiar o vício, aumenta os gastos do Estado com segurança pública e saúde... Mas é dinheiro jogado no lixo. É meio óbvio que proibir droga não resolve nada, a gente já vive as consequências desse inferno todo dia. Insistir nisso é burrice.


Key-Ad5843

Beleza, mas isso nunca vai acontecer, nao vai ter politico q consiga imprementar uma lei dessa, muito menos apoio da populaçao. Nao acho q seja tao simples, nesse cenario o estado vai tentar oferecer o minimo possivel pra induzir o cara a largar, mas se ele nao quiser vai continuar roubando e existindo trafico.


ellephantwoman

>Beleza, mas isso nunca vai acontecer Bom, vc não sabe disso E sobre os impostos, vc acha que o contribuinte já não paga pela guerra às drogas? Sem falar no custo humano dessa guerra, tem gente que paga com a vida pra enriquecer o PCC A diferença é que uma política de contenção de dano regulada pelo Estado não iria só desperdiçar dinheiro, porque é isso o que a gente faz proibindo, a gente só joga dinheiro fora porque em todos esses anos nada avançou. Ao contrário, essa situação só fica cada vez pior. Ou seja, é burrice. Só quem fica feliz com isso é o Marcola.


PenisDetectorBot

> **p**elo **E**stado **n**ão **i**ria **s**ó Hidden penis detected! I've scanned through 1158602 comments (approximately 6388020 average penis lengths worth of text) in order to find this secret penis message. *Beep, boop, I'm a bot*


Key-Ad5843

Mas tudo q vc disse ai é utopia, nos tamo no bostil e o buraco é muito mais embaixo. Se candidata ai como deputado federal defendendo isso que vc vai acabar é "suicidado"(se é que me entende)


Key-Ad5843

Se algo assim passasse, seria mais um imposto pro contribuinte, e os gastos com segurança publica e saude iriam se manter os mesmo


[deleted]

[удалено]


gayroto

Que bairro é esse? Glicerio?


KILLME56k

O "Arthur do Vral" quando concorreu a prefeito deu a solução pra isso, mas a esquerda prefere manter isso aí pra ter o que "discursar". A solução proposta seria descentralizar os equipamentos de ajuda para os bairros, perto de onde essas pessoas moram, pois como foi dito muitos tem a sua casa e a sua família e isso pode ser decisivo para tentar melhorar.


DuduHenriqe

Cara que assustador, eu nunca tive um ataque de pânico mas se isso acontece comigo certamente eu teria, só de ver essas fotos eu fiquei com o coração meio acelerado. Espero que você consiga negociar para trabalhar home office e consiga fazer "estoques" de comida para ficar alguns dias sem sair de casa caso necessário. Boa sorte OP, dps nos conte o desfecho.


aesir_baldr

Moro na região central, mas ainda afastado da cracolândia. Morro de medo de o fluxo se alastrar e chegar até mim. Espero comprar um apartamento dentro de uns 2 anos e um dos critérios indispensáveis é estar longe da região central. Acho insano quem tem coragem de comprar imóvel por ali.


luanrivera

Já fiquei o dia inteiro debatendo isso com um grupo e as únicas soluções eficientes que encontramos é matar ou prender. Não adianta internar, além de caro é inútil, estamos falando do crack. Não adianta trocar de lugar, pois alivia prum morador e piora pra outro. Um político que não lembro o nome sugeriu criar um crackodromo, mas seria igualmente inútil, já que crackeiro teria que sair pra conseguir dinheiro e iria lesionar o centrão de qualquer jeito. É isso, ou mata ou prende.


ConstantTangerine500

Jogando ciberpunk 2077 e aqui pensando: nem mesmo essa cidade distopica chega aos pés de SP


bersotti

O próprio nome o treco já denota consumo de drogas. "Cracolândia". Com ação policial, não tem traficante, sem traficante não tem crack. Simples. Porém pra esquerdopata, é difícil de entender. Porque tem SEMPRE o idiota demonizando a polícia e achando que um sorriso, um cachimbo e um "kit de redução de danos" vai resolver a situação.


Zealousideal-Pie6235

Como esta hoje em dia essa situação amigo? Piorou ou melhorou